Aula experimental: por que é tão importante e como aproveitar melhor a experiência

Iniciar ou retomar uma atividade como a dança requer uma escolha cuidadosa da melhor escola e turma adequada para o seu desenvolvimento.


É por isso que a aula experimental é fundamental neste processo, uma oportunidade de conhecer o espaço físico, o método, o professor e até mesmo alguns (futuros) colegas.


Sabemos que, para algumas pessoas, a primeira aula pode parecer intimidadora, afinal é sua primeira vez ali. Justamente por isso, reunimos algumas dicas de como você pode aproveitar melhor esta experiência e se sentir confiante na sala de aula.


Antes de mais nada:

Lembre-se que o professor sabe que você é um aluno experimental. Ele estará preparado para receber você e entenderá caso você tenha qualquer dificuldade. Por isso, mantenha a calma e lembre-se que este momento é de vocês se conhecerem, não é um teste ou uma audição.


Preparando-se para sua aula experimental:

Antes de ir à escola, provavelmente você já pesquisou os horários e valores da escola, para saber se eles se encaixam na sua rotina. Caso não tenha sido informado, pergunte se deve usar uniforme ou sapatilha especial, algum acessório extra e o nome do professor. É legal você dar uma pesquisada no site da escola se há informações sobre aquele profissional. Assim você já saberá quem vai estar com você no dia.

Muito importante: procure conhecer as regras das aulas de dança (que chamamos de etiqueta da sala de aula). Na maioria das escolas não é permitido entrar com atraso, não se deve fazer aulas de relógios, bijuterias, cabelos soltos, etc. Por outro lado, levar uma garrafinha de água e toalha é sempre bom.


Na chegada à escola:

Avise que você está ali para a aula experimental e peça para conhecer a escola. Aqui na Bravo! Ballet nosso time vai fazer isso automaticamente, mostrando a você os espaços e a sala de aula.

Troque-se e guarde seus pertences em armários (leve um cadeado com chave) ou leve para a sala de aula.


Na aula:

Apresente-se ao professor. Na Bravo! Ballet, cada profissional recebe um formulário com as informações do aluno experimental. Mas é sempre legal da sua parte lembrá-lo que você é novo ali.

Cumprimente os demais alunos de maneira positiva e confiante conforme eles chegam e apresente-se. Não tenha medo de deixar a classe saber por que você está lá.

Siga o ritmo da aula, sem esquecer o seu. É muito importante que o professor saiba exatamente qual é o seu nível técnico. Não tenha medo de mostrar dificuldades, porque isso é fundamental para que o profissional possa indicar a turma correta.

Concentre-se na aula e respeite as orientações do professor. Isso vale para alunos novos e antigos. Falar, beber água, sair da sala ou sentar são ações que têm a hora certa para não atrapalhar o andamento da aula e dos colegas.


Ao final da aula:

Agradeça ao professor e, se perceber que ele tem alguns minutos, pode aproveitar para perguntar se ele acha que a turma é adequada a você. Em alguns casos, os professores de dança têm outra aula em seguida, e quem dará o feedback da sua aula é a administração ou secretaria da escola. Neste caso, você pode confirmar com a equipe da escola.

Aproveite para tirar todas as dúvidas que porventura tenha tido, com a secretaria, antes de ir embora. Estando apto para frequentar a turma em que fez a aula experimental, você pode aproveitar e já fazer a sua matrícula e / ou comprar o uniforme da escola, assim você garante a vaga naquela turma.


Fale com a escola:

É muito importante para toda instituição saber o que você achou da experiência e como podem melhorar. Independentemente da sua escolha, dê também o seu feedback para a escola de dança. Aquele elogio ou alguma observação sua significam muito para a equipe que trabalha ali.


Aqui na Bravo! Ballet, oferecemos aulas experimentais em todas as turmas, para alunos de fora ou mesmo alunos da escola que queiram experimentar novas modalidades. Sabemos da importância dessa experiência com a gente, com o ballet e com o nosso time de bailarinos experientes que trabalham com muita seriedade no ensino da dança.


Se você quiser agendar sua aula experimental e viver tudo isso, aproveite!


Fale com a gente:

bravoballetbrasil@gmail.com

11 3061-9524

+55 11 99249-2862 (WhatsApp)




117 visualizações0 comentário