top of page

Royal Academy of Dance - respostas para suas dúvidas

Atualizado: 1 de jan. de 2019

A Royal Academy of Dance é a maior organização de ensino e desenvolvimento de dança no mundo. Com sede em Londres, foi fundada em 1920 por um grupo de artistas profissionais da dança reunidos por Phillip Richardson, editor do jornal Dancing Times, e tem como patrona a rainha Elizabeth II.




A Academia combina métodos e técnicas de dança franceses, italianos e russos para criar um estilo único de balé. Com mais de 17.000 membros, sua influência se espalhou por mais de 84 países. Existem no momento 1.200 professores em treinamento na Academia e a cada ano o Syllabus da Royal Academy of Dance é ensinado a mais de 250.000 estudantes.

Resumidamente, a Royal é um método para ensinar ballet, como as escolas Vaganova (Rússia), Cechetti (Itália), o ballet da Ópera de Paris (França), etc., mas é muito mais.


Há os exames, uma faculdade de educação, cursos em toda a parte do mundo para qualquer tipo de aluno, o Benesh Institute (Benesh é um tipo de escrita para a dança), que guarda um acervo de trabalhos coreográficos, atualizações constantes, festivais de dança, treinamento para professores e mais.


Apesar do mesmo nome, a companhia do Royal Ballet não está diretamente ligada à Royal Academy of Dance, mas muitos dos alunos que se formam na Academia nas primeiras colocações dos concursos internos e internacionais são convidados depois a se juntarem ao Royal Ballet.


No Brasil, temos cursos, mostras de danças da Royal e exames o ano todo. E é justamente sobre os exames que vamos falar aqui, pois vários alunos querem entender melhor como eles funcionam.


Há dois caminhos distintos de syllabus na Royal: Grades e Vocationals.


RAD GRADED SYLLABUS

Pre-primary

Primary

Grade 1

Grade 2

Grade 3

Grade 4

Grade 5

Grade 6

Grade 7

Grade 8


RAD VOCATIONAL SYLLABUS

Intermediate Foundation (não obrigatório)

Intermediate

Advance Foundation (não obrigatório)

Advance 1

Advance 2

Solo Seal (apenas para alunos aprovados com Distinction no Advance 2)


O programa de Grades está focado na Dança. O que isso quer dizer? Que você terá que aprender passos, terá correções, metas, e será avaliado pela correta apresentação no exame, mas levando em conta a expressão artística e a musicalidade também, a forma como você dança!

Nas turmas de Grades, você será avaliado pelo seu progresso (essa é uma das coisas mais legais do método RAD), tendo em vista que o aprendizado em dança é uma longa jornada. As sequências são simples e o grau de complexidade vai aumentando a cada ano, o que não significa que aquele primeiro grau não possa ser aperfeiçoado. Numa aula preparatória para os exames, haverá muita repetição e essa também é uma das características positivas de se preparar para um exame: a repetição permite que você desenvolva sua técnica. Sabe quando você faz tanto uma coisa que ela se torna “orgânica”? É isso. Pergunte a qualquer professor: a Royal faz a técnica ficar “limpa”. E qualquer professor também dirá: mas é preciso fazer aulas livres também.

Os higher grades (sexto, sétimo e oitavo) são lindos: coreograficamente são mais complexos e têm muito, muito estilo. Você dança o tempo todo.

Mais coisas legais sobre os grades: você vai aprender danças de caráter russo, polonês e húngaro.


O programa Vocacional está focado em Técnica. Não quer dizer que expressão e música não serão levados em conta, mas aqui a execução dos passos precisa ser perfeita, pois o objetivo é preparar bailarinos para serem profissionais. As sequências são mais complexas, o exame é mais rígido, e não menos bonito!



Na Bravo! Ballet oferecemos as aulas preparatórias para todos os exames, pois nos apoiamos no método, ao lado de aulas livres, para a construção de conteúdos cada dia mais organizados e ricos para alunos e professores. Os alunos que prestam exames veem na Royal uma forma de medir seus esforços, cumprirem suas metas, decorar sequências cada vez mais complexas, aprender terminologia e se desenvolver artisticamente, um dos mais importantes legados desta instituição para a dança, independentemente da idade e do nível técnico.

Se tiver dúvidas, é só entrar em contato: bravoballetbrasil@gmail.com

Para saber mais sobre a RAD: https://www.rad.org.uk/

4.962 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page