top of page

Benefícios do Ballet para Crianças

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou no começo de 2019 os primeiros conselhos sobre a atividade física para as crianças menores de 5 anos e pediu que elas passem menos tempo diante das telas, e mais se exercitando.


A OMS estima que essas instruções "preenchem uma lacuna" no esforço global para promover uma vida saudável, uma vez que esta faixa etária não foi levada em conta nas recomendações fixadas pela OMS em 2010.


Em um momento em que a obesidade representa uma ameaça crescente para a saúde pública e que 80% dos adolescentes "não são suficientemente ativos fisicamente", a OMS considerou necessário divulgar uma lista de bons hábitos para crianças com menos de 5 anos de idade, um período crucial para o desenvolvimento de um estilo de vida.


A agência de saúde diz que suas recomendações podem ser aplicadas a todas as crianças, independentemente do sexo, do ambiente cultural, ou de seu status socioeconômico.


O ballet, como sabemos, é uma das atividades físicas e artísticas mais completas.

Conheça alguns dos benefícios que a dança traz:


Benefícios físicos

Uma ótima maneira de as crianças ganharem força muscular, tornarem-se mais flexíveis e permanecerem flexíveis e em forma.


Uma das primeiras coisas que os pequenos aprendem na aula é como ficar de pé corretamente e andar com o corpo alinhado.


Essas habilidades, aprendidas desde cedo, permanecem com seu filho para sempre e a ajudam bastante na postura da vida adulta.


O ballet ajuda as crianças e jovens a se manterem ágeis e desenvolverem músculos fortes.

Uma vez que seu filho inicie as aulas de ballet, você notará que a consciência corporal, o autocontrole, as habilidades de coordenação e o equilíbrio melhoram tremendamente.


Vários exercícios, como as piruetas e os saltos, melhoram a saúde cardiovascular.


Além disso, uma criança que aprende ballet desde cedo acha mais fácil se adaptar a outros estilos de dança, como o jazz e a dança contemporânea.


O ballet é também uma maneira maravilhosa da criança liberar energia reprimida de forma benéfica, não apenas criativa e fisicamente, mas também emocional e socialmente.


Benefícios emocionais

Os benefícios do ballet não são apenas físicos. As crianças que estudam ballet desenvolvem-se emocionalmente de muitas maneiras também.


Muitos pais de crianças tímidas que estudam ballet dizem que notam uma melhora imensa na confiança de seus filhos.


As crianças se sentem orgulhosas e realizadas quando se apresentam no palco e isso, por sua vez, aumenta sua autoestima.


Essa autoestima, então, se estende a outras áreas da vida e resulta em crianças sendo mais seguras desde a infância até a vida adulta.


Crianças que dançam também aprendem a se expressar melhor usando seus corpos e expressões faciais para narrar uma história e expressar emoções.


Aprender a ser expressivo mais cedo na vida ajuda melhor os adolescentes com as pressões que eles podem enfrentar, e permitir que eles sejam abertos sobre suas emoções tanto com seus pais quanto com os professores.


Movimentos de ballet também exigem foco e concentração. As crianças que adquirem essas habilidades automaticamente as utilizam em seus estudos e no cotidiano.


Benefícios sociais

Especialistas e professores concordam que as crianças que aprendem ballet seguem melhor as instruções e sabem como trabalhar melhor com colegas de equipe.


Eles respondem mais favoravelmente aos objetivos definidos, gerenciam melhor o estresse e são mais disciplinados quando se trata do trabalho escolar e de outras atividades.

Além disso, trabalhar em grupos durante as aulas de ballet ajuda as crianças a construir confiança e amizade com os outros e a serem mais extrovertidas socialmente.



207 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page