top of page

Etiqueta na aula de dança. Por que algumas regras existem?


Se você é novo no mundo do ballet, pode achar que há muitas regras de etiqueta a seguir durante uma aula. Mas, acredite ou não, elas têm um propósito importante e foram estabelecidas para ajudar você a ter uma experiência mais produtiva e agradável na aula de dança. Neste post, vamos explorar algumas dessas regras e por que elas são importantes.


Chegue na hora certa.

Chegar atrasado para uma aula de dança é desrespeitoso com o professor e seus colegas de turma. Mas tem um outro porquê: é no começo da aula que o corpo é preparado para a aula, e pode ser perigoso perder o aquecimento ou as instruções do professor. Chegar no horário marcado é uma maneira de mostrar respeito pelo tempo e esforço que todos estão investindo na aula.


Use roupas apropriadas.

Usar o uniforme que a escola propõe não é apenas sobre seguir um código de vestimenta - é sobre garantir sua segurança e permitir que o professor veja seus movimentos claramente. Evite roupas soltas que possam dificultar os movimentos e sapatos que não são adequados para o ballet. Cabelos presos fazem parte da regra, porque evitam que os fios soltos atrapalhem o movimento e sua concentração.


Mantenha a higiene.

A dança é uma arte que exige bastante do físico, e é importante manter a higiene para o seu bem-estar e o de seus colegas de classe. Certifique-se de usar desodorante e evitar perfumes fortes. Traga uma toalha e uma garrafa de água para se refrescar durante a aula. E, claro, certifique-se de estar limpo e arrumado antes de entrar na sala de aula.


Respeite o professor e seus colegas de classe.

A dança é uma disciplina que exige respeito mútuo entre os bailarinos e o professor. É importante escutar atentamente, e em silêncio, as instruções do professor e seguir suas orientações. Também é importante ser cortês com os outros bailarinos, evitando conversas ou comportamentos que possam ser perturbadores durante a aula. Coisas simples, como pedir licença para entrar e sair da sala, demonstram que você respeita o professor e seus colegas.


Seja consciente do espaço.

O espaço na sala de aula de ballet é limitado, então é importante ser consciente do espaço ao seu redor. Muitas vezes, o professor precisa parar um exercício para que os alunos se coloquem corretamente no espaço. Então preste atenção nestas colocações, evite invadir o espaço dos colegas, mantenha-se em sua posição designada e mova-se cuidadosamente com controle, pelas linhas traçadas para o exercício (linha reta, diagonal, círculo).


Não se pendure na barra ou apoie no espelho.

Essa é fácil: eles podem se quebrar e machucar você e seus colegas. Barras são fixadas na parede ou em estruturas de ferro, mas nem por isso suportam todo peso. Espelhos se quebram facilmente, podendo, de fato, causar grandes acidentes.


Não mastigue chiclete ou coma durante a aula.

Mastigar chiclete ou comer durante a aula é desrespeitoso e pode ser perigoso, com risco de engasgos, por exemplo.


Mantenha o silêncio durante as instruções.

Durante as instruções do professor, é importante manter o silêncio para que todos possam ouvir e compreender as orientações dadas. O barulho excessivo pode ser uma distração e impedir que outros bailarinos aprendam corretamente.


Essas são apenas algumas das regras de etiqueta que você pode encontrar em uma aula de dança. Embora possa parecer um pouco restritivo no início, elas existem para garantir sua segurança e o melhor aproveitamento da aula. Lembre-se de que a dança é uma arte que requer disciplina, respeito e dedicação, e seguir essas regras ajudará a tornar a experiência mais agradável e produtiva para todos.


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page