top of page

Como cuidar do seu figurino de ballet

Atualizado: 15 de out. de 2019


O tutu e os figurinos de ballet muitas vezes são um grande investimento. E muitas vezes eles serão usado por outras pessoas. Aqui vão algumas dicas de como cuidar das suas roupas de ballet.


Se você pode ou deve lavar vai depender de algumas variáveis como, por exemplo:

Os tecidos que são utilizados (e sua cor):


Eles são laváveis? Podem encolher? O que vai acontecer com a cor? Será que a lavagem vai mudar alguma coisa no tecido? Há bordados? Isso inclui o top, forro, calcinha e tecido rendas (provavelmente diferentes). Posso separar o corpete da saia?


Se todos os tecidos são laváveis, foram pré-encolhidos, não têm bordados, então lavar manualmente é uma opção. Se você não tem certeza se eles podem encolher ou ser danificados, leve a uma lavanderia especializada para tirar suas dúvidas ou mesmo lavar a seco.


Outra consideração é quanto à cor do tecido. Ela pode desbotar com a lavagem? Se você está lavando um corpete vermelho cereja que está pregado a uma saia branca, pode ter sérios problemas com manchas. Figurinos com muitas cores e tecidos diferentes vão precisar da lavanderia especializada, com certeza.


Saias de tule românticas podem ser lavadas delicadamente à mão, desde que o tule original não tenha nenhum tipo de goma. Senão ele pode “murchar”. Se não houver necessidade de lavagem, um bom banho de sol, muitas vezes é suficiente. Existem produtos no mercado próprios para remover maus odores de tecidos. Eles podem ser usados em tecidos como o tule, na parte interna da saia.


Tutus clássicos, com armação de filó ou arame, não devem ser lavados em casa. Deixe-o no sol, de preferência com a parte de baixo da saia voltada para cima, use sprays para lavagem a seco ou que tirem odores de tecidos apenas na parte interna do figurino e guarde em sacos respiráveis depois que estiverem totalmente secos. Você pode usar sachês perfumados próprios para roupas.


Bordados:

Novamente, muito cuidado ao lavar figurinos bordados. Eles não podem, de forma alguma, ir para a lava-roupas, por exemplo. Porém, lantejoulas limpas brilham muito mais. Considere uma lavagem manual (se o tecido permitir), com muita delicadeza, ou a lavanderia novamente.


Quando deixar seus figurinos em lavanderias, mostre aos responsáveis todos os detalhes do seu traje. Lantejoulas pode derreter com a exposição a solventes de limpeza a seco, ou a costura pode se desfazer. Se alguma coisa é colada à fantasia, a cola pode amolecer.

É aconselhável guardar um tutu clássico pendurado de cabeça para baixo. Um tutu romântico pode ser pendurado de cabeça para baixo ou não. Proteja seu figurino dos prendedores de roupa que existem em cabides com um lencinho de papel, para não deixar marcas.


Outras dicas:

Todo figurino que você usa deve ser tratado com carinho. Isso vale para os seus e os emprestados a você. Depois de uma apresentação, normalmente as pessoas guardam seus figurinos correndo e de maneira incorreta, o que danifica o tecido, os bordados, e deixa a roupa com mau cheiro.

Siga as dicas acima para cuidar da sua roupa e, no caso de estar usando o figurino de um amigo, desfaça todo ajuste que tenha sido necessário para sua apresentação. Inspecione a peça detalhadamente para saber se há alguma mancha ou rasgo. Devolva o tutu limpo, seco, em perfeito estado. É sempre simpático agradecer o amigo com um cartão.

1.606 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page